Paradas de Pernambuco

A Parada da Diversidade de Pernambuco é a principal manifestação pública pelos direitos sexuais em Pernambuco. A primeira edição aconteceu em 26 de junho de 2002, no final da tarde de uma agitada sexta-feira, na Av. Conde da Boa Vista. Naquele ano, participaram cerca de 5.000 pessoas.

Desde então, este evento tem-se consolidado como um momento de mobilização política da população LGBT e de sensibilização das pessoas sobre as questões ligadas à homofobia, lesbofobia e transfobia.

Em 2005, a Parada passou a acontecer no mês de setembro, para não concorrer com as festividades juninas. Em 2007, o evento foi transferido para os domingos, em novo endereço: a Avenida Boa Viagem, considerado o metro quadrado mais caro de Recife e uma das praias mais conhecidas do Brasil. Tal mudança, negociada sempre de modo cuidadoso entre o movimento social e a gestão local, atribuiu maior visibilidade e dimensão ao evento.

Hoje as Paradas foram incorporadas ao calendário da cidade de Recife e acontecem sempre no terceiro domingo do mês de setembro.